Toshio Shimada

Ao todo, são mais mais de três décadas de devoção à prática de transformar a pele em tela, por meio da tatuagem, uma arte milenar enraizada na nossa cultura até os dias atuais. Toshio Shimada, que desde a infância se dedica ao ritual, é hoje uma das maiores referências no país.

A história de Shimada, o tatuador, se confunde à história de Shimada, filho de imigrante japonês, que cresceu no interior de São Paulo, no início dos anos 80. Foi na região, aos 10 anos de idade, que aprendeu a tatuar com seu próprio pai, entusiasta da arte. Foi em casa, inclusive, que realizou o primeiro trabalho: uma tatuagem no braço de seu “professor”, de quem foi, literalmente, um aprendiz.

O estilo foi moldado aos poucos e influenciado por uma importante mudança de vida. No início dos anos 90, Shimada e sua família se mudaram para o Japão. Foi na ilha que Shimada começou a trabalhar profissionalmente com o que aprendeu em casa: a tatuagem. Lá lapidou o estilo no qual é referência: o oriental.

O primeiro estúdio foi inaugurado na Província de Gunma-ken, em 1994, para um público quase majoritariamente composto por brasileiros. Foram mais de 10 anos dedicados à comunidade de expatriados. No início dos anos 2000, Shimada expandiu seus negócios ao abrir no Distrito de Shibuya, em Tóquio, um estúdio especializado em tatuagem japonesa.

Esse foi um importante período para Shimada, que acompanhou dois mestres especialistas em tebori, técnica que consiste em usar hastes de bambu com agulhas na extremidade, com o objetivo de tatuar manualmente. Hoje, Shimada também aplica a técnica em seu estúdio no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Desde os anos 2000, Shimada participa de importantes convenções de tatuagem em todo mundo, onde compartilha com outros profissionais a bagagem acumulada no Japão. Já passou por diferentes cidades, como Nova York, Madri, Barcelona, São Paulo, Argentina, Valência, Dublin, na Irlanda, e Toulouse, na França, locais em que foi premiado na categoria “Melhor Estilo Japonês”.

Passou ainda por Los Angeles, Roma, Lisboa e Londres. Desde 2014, quando abriu um estúdio em São Paulo, no Brasil, participa todos os anos da Tattoo Week, uma das convenções internacionais de tatuagem e body piercing mais importantes no país. Já trabalhou nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, como Alemanha, Noruega, Dinamarca, Espanha, Suíça, entre outros.

O trabalho de Shimada tem forte influência nas lendas do folclore japonês e asiático. Entre suas referências artísticas estão grandes nomes do surrealismo, com Salvador Dalí, e ícones da arte moderna, como Pablo Picasso.

Defensor da tatuagem como expressão artística, Shimada participa de encontros culturais fora de seu circuito, como eventos musicais.

Instagram Shimada

Agenda Shimada

Carregando...